Dinheiro e câmbio na America do Sul

Tipos:

Travel Check

é o menos falado. Ele funciona muito bem nos países desenvolvidos mas aqui não é aceito em qualquer lugar. Tem a vantagem de ser seguro em caso de roubo ou perda, sobre algumas taxas e é 100 % reembolsável. Para quem nunca viu, ele é um talão de checks com valores pré-determinados.

Cartão internacional

bom por ser seguro, prático e haver terminais(caixas eletrônicos) em todos os lugares(até na Bolívia). Ruim pelas taxas e o risco comum em transições bancárias internacionais de falhar e quando falham é dor de cabeça certo com no minimo uma grana gasta em ligações internacionais ao Brasil. O banco cobra 2,5 dolares a qualquer transação em dólar no exterior + 1% para a conversão para a moeda local e dependendo do pais existe mais taxa do banco e descontos que você ganharia com dinheiro em espécie você perde usando o cartão. Eu habilitei meu cartão, mas usei para emergências.

Dinheiro em Espécie

A vantagem é o modo mais usual e onde há menos prejuizo nas transações. O ruim é na segurança em caso de roubo é problema dos grandes.  Mas por que não levar logo o dinheiro na moeda local? Porque estamos falando de mochilões por vários países e depois para recuperar o dinheiro que sobra, o risco de perder na conversão cambial é enorme. Existem várias técnicas de lidar com dinheiro como esconder no corpo, em compartimentos secretos e outras. Porém, o interessante é sempre deixar o dinheiro e as coisas de valor perto do corpo, sempre sair com uma bolsa ou uma mochila ou polchete. Não deixar que outras pessoas vejam seu dinheiro em local publico e andar o mais simples possível, sem ipod, sem relógio caro, jóias e etc…

Quando forem escolher casa de cambio para trocar dólar, façam uma pesquisa das cotações e não aceite que eles não podem divulgar. Eu preferi negociar diretamente com os bancos, pois as taxas eram bem menores. Na viagem era só andar um pouco para perceber onde estavam as casas de cambio com melhor cotação.

Todas as cidades tinham bastante casas de câmbio. Tem gente que troca dinheiro na rua, isso é uma coisa que me desagrada bastante. E por ultimo é bom prestar atenção nas cédulas de dólar porque eles dificilmente aceitam notas de 100 dólares das séries CB DB B2 FF F. Peça dinheiro trocado quando for comprar bolivianos peça tudo bem fracionado, na Bolivia ninguém tem troco, é impressionante, deixam de te vender só pra não ter que trocar o dinheiro. Ninguém aceita dólares amassados, manchados, rasgados e etc(quase perdi 20 dólares porque ele tinha um rasgo de milímetros).


Cartão pré-pago VTM (Visa Travel Money)

É um cartão recarregável… Você, antes de viajar, “carrega” o seu cartão com dólares ou euros e pode sacar esse dinheiro no exterior, ou usar o cartão em máquinas de cartão de débito ou crédito de restaurantes, lojas, etc que aceitam visa-electron. A conversão depende do dia e do mercado cambial. O VTM é fornecido no Brasil pelo Banco Rendimento (pode ser adquirido também na maioria das casas de câmbio e fica pronto no mesmo dia). E cada saque custa USD 2,50 e uma pequena taxa no débito.

Minha experiencia

Usei o VTM e conclui. É um ótimo serviço e não da problemas, MAS A TAXA PARA SACAR DA PREJUIZO. Poucos lugares aceitam o débito, mesmo no chile e mesmo em lima(e quando aceitam a cotação do VTM é sempre pior do que a do dinheiro em espécie). Acaba que é preciso sacar dinheiro. Previ isso e pensei… ora! é só sacar grandes quantias e só vou pagar 2,5 dolares por saque. Blz, 5 dolares mais ou menos e fico seguro. O problema é que OS CAIXAS LIMITAM O VALOR DO SAQUE. Tive que fazer vários. E olha que procurei, odeio gastar dinheiro com coisa inútil.
Então concluí, VTM é perfeito para quem não liga para um razoável prejuizo.

Existem algumas outras formas que me parecem menos utilizadas como levar reais, western union e outros.  Porém cabe a cada um fazer sua própria pesquisa para saber investir o dinheiro sem desperdício.

Conclusão

– Depois de fazer a viagem conclui que a melhor forma de carregar dinheiro é na forma de papel-moeda. Tive problemas com o meu cartão de crédito internacional e o visa travel money pode dar um prejuízo. O problema de usar cartão é que os bancos limitam o saque e todo vez que saca, se gasta 2,5 dólares. Se juntar todos as vezes que se precisar tirar dinheiro pode-se ter um prejuízo considerável. Fora que o maior problema de violência é o furto. Então ou leva tudo bem guardado em cédulas ou ve bem quais são as agencias que seu banco possui lá fora para você tirar uma quantidade maior de grana ou relaxa com o prejuízo do VTM.


Anúncios

Sobre Yuri Mota

Sou Yuri Mota, carioca, estudante de engenharia, mochileiro, amante da boa música,de violão, canto e também amante de robôs e automobilismo. Amo a vida, me considero um privilegiado e gosto de tantas coisas que é difícil resumir aqui. o blog é sobre minhas viagens, minhas impressões e idéias sobre tudo que acontece ou não. Dando uma atenção especial ao estilo de viajar mochileiro, a reflexão sobre o comportamento humano e a pratica de trekking. É isso, leia e comente, por favor.
Esse post foi publicado em Mochilar e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para Dinheiro e câmbio na America do Sul

  1. rodolfo disse:

    que legal, yuri! fico feliz com tua viagem! 45 dias!? vai ser fantastico!! uma pena eu nao estar partindo também…fica pra proxima. hehehe
    beijo!!
    boa sorte!

  2. Li = ) disse:

    Segue o link do cartão que eu vou levar.
    Porém esse não tem desconto nenhum para compras em debito, somente a taxa de USD2.50 por saque e independente do valor.

    http://www.cashpassport.com/

  3. Jadson disse:

    opa, te achei no mochileiros.com, minha trip vai fazer esse mesmo roteiro na mesma data!

    add depois p gente grocar uma ideia! flow brodi

    jadsonjadson@hotmail.com

  4. Victor disse:

    Suas dicas são muito boas!! Têm me ajudado bastanteee!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s